Aos afetos e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem
Ardor em firme coração nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
Tu, que em um peito abrasas escondido
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo em cristais aprisionado,
Quando cristal em chamas derretido.
Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
(MATOS, Gregório. In: Clássicos da poesia brasileira. Sel. e org. Frederico Barbosa. São Paulo: Klick, 1997.)
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre o autor e a estética barroca, assinale a alternativa correta:
Uma das principais marcas de Gregório de Matos, e que se pode notar neste poema, é a utilização das ironias e sarcasmos, no sentido de promover uma reflexão no leitor, que leva à crítica aos valores sociais, políticos e religiosos da época.
Um dos principais procedimentos presentes no texto é a utilização de antíteses, que consiste em atribuir às palavras e, em última instância, à linguagem em geral, exageros e sentidos desproporcionais para aumentar a carga dramática.
O texto evidencia uma das principais características do período barroco, que é o jogo verbal com as antíteses, processo que culmina por caracterizar o conflito interno do eu-lírico.
Uma das principais características do período barroco, e que se pode notar no texto, é a exploração ostensiva da linguagem popular e cotidiana inserida no cerne da linguagem poética.
O poema manifesta algumas das principais características de seu autor e também do período barroco em geral: o tédio, o pessimismo, o negativismo, a exacerbação do amor e o gosto pelo sofrimento, culminando em uma total descrença em relação à vida.