URCA 2018/1

“Ao usurário, a Igreja e os poderes laicos diziam: “Escolha: a bolsa ou a vida!. Mas o usurário pensava: o que eu quero é “a bolsa e a vida”. Os usurários impenitentes que, no momento da morte, preferiam não restituir o dinheiro mal adquirido ou mesmo leva-lo consigo para a morte zombando do Inferno que lhes era prometido, devem ter sido apenas uma minoria. Pode-se mesmo perguntar se não se tratava de usurários imaginados pela propaganda eclesiástica para melhor divulgar sua mensagem. Tal atitude seria explicada apenas pela descrença, e o descrente do século XIII aparece mais como uma hipótese do que como um personagem real.”

(GOFF, Jacques le. A bolsa e a vida: a usura na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1989)

 

Assinale das alternativas abaixo aquela que podemos considerar correta em relação ao que afirma o historiador medievalista:

a

Anteriormente ao século XIII, numa sociedade de cristianização incompleta, a religião tinha imposto sua lei, mas não tinha penetrado em todas consciências. Havia homens e mulheres que se entregavam à busca dos bens mundanos, arrastados ao pecado pela atração dos gozos terrestres 

b

O cristianismo medieval europeu, anterior ao século XIII, era intolerante e obrigava os laicos a viverem como “santos”, devendo fazer penitência e respeitar a religião, enquanto os clérigos, especialmente os monges, viviam do pecado da usura.

c

Os laicos medievais europeus dos séculos anteriores ao século XIII viviam em um estado permanente de natureza selvagem incentivado pela Igreja, reis e imperadores, como forma de limitar o número de contemplados para um lugar no paraíso. 

d

Para os poderosos medievais anteriores ao século XIII Deus estava longe e o mundo próximo, duro, atormentado pela fome, doenças e guerras, enquanto os laicos pobres davam graças a Deus e a salvação. 

e

Por volta do ano mil, estabeleceu-se o Feudalismo na Europa e com ele aumentaram as injustiças e as desigualdades, enquanto a Igreja abandonou a ideia de cristianizar a sociedade e procurou desmistificar a ideia de existência do Diabo.

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A
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