Ao tratar sobre a Filosofia da Educação é correto afirmar que:
É um saber crítico e reflexivo sobre o sentido da educação, que discute e problematiza as questões relativas à formação humana. Nessa perspectiva, busca investigar os modos como determinados questionamentos ontológicos, epistemológicos, antropológicos, políticos, éticos e estéticos atuam sobre o agir educativo.
É uma área do conhecimento que busca orientar a administração de escolas, universidades e instituições educacionais de forma geral. Ela é específica na medida em que a administração se realiza numa instituição concreta definida por uma série de especificações, nível e tipo de ensino − pública ou privada, urbana ou rural, de área periférica ou central.
Ela remete à memória cultural, às questões de cultura escolar e das práticas educativas que são engendradas no cotidiano de cada sociedade, pelo Estado, pelas instituições não oficiais, grupos de interesse não escolares, professores, estudantes e outros atores sociais. Como disciplina e campo de investigação, ampliam o nosso universo como sujeitos históricos, professores e futuros docentes, pois contribui, no conjunto das experiências curriculares, à formação integral por uma tríplice via – pela cultura das línguas, pela cultura científica e pela cultura histórica.
Uma das ciências principais do processo educacional, ajuda o professor a compreender o desenvolvimento dos seus alunos, os limites e a capacidade dos mesmos e o complexo processo de ensinar e aprender.
Campo de conhecimento que se vale da Sociologia como instrumento de conhecimento, análise e interpretação das relações entre educação e sociedade.