ENEM 2019 segunda aplicação

Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge faz uma crítica a respeito da

a

dificuldade na distribuição de computadores nas áreas rurais.

b

capacidade das tecnologias em aproximar realidades distantes.

c

possibilidade de uso do computador como solução de problemas sociais.

d

ausência de políticas públicas para o acesso da população a computadores.

e

escolha das prioridades no atendimento às reais necessidades da população.

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Resposta
E
Tempo médio
49 s

Resolução

A questão pede para identificar a crítica social presente na charge ao relacionar o problema da seca com a inclusão digital. A charge apresenta um cenário de seca extrema, com solo rachado e vegetação escassa, típico de regiões áridas. Nesse cenário, observamos uma família de aparência pobre e desolada (um homem com uma enxada, uma mulher com um pote vazio na cabeça e uma criança) olhando para um computador deixado na beira da estrada. O computador exibe a imagem de um balde cheio d'água. Ao fundo, um caminhão com a inscrição "INCLUSÃO DIGITAL BRASIL" se afasta.

A análise desses elementos permite interpretar a mensagem da charge:

  1. Contraste: Há um forte contraste entre a necessidade básica e urgente da população (água, simbolizada pela seca e pelo pote vazio) e a solução oferecida (um computador, parte de um programa de inclusão digital).
  2. Ironia: O computador mostra a imagem de água, exatamente o que falta na realidade daquelas pessoas, mas essa água digital é inacessível e inútil para saciar a sede ou irrigar a terra. A tecnologia, nesse contexto, parece zombar da necessidade real.
  3. Prioridades: O caminhão da "Inclusão Digital" indo embora sugere que um programa governamental está sendo implementado, mas a cena questiona se essa é a prioridade correta diante da falta de condições mínimas de sobrevivência, como o acesso à água.

Portanto, a crítica central da charge reside na inadequação da política de inclusão digital como resposta às necessidades mais prementes daquela população. Ela questiona a ordem das prioridades: levar computadores a quem não tem água pode ser visto como uma inversão de valores ou um desconhecimento das reais necessidades locais.

Avaliando as alternativas:

  • A alternativa A está incorreta porque a charge não foca na dificuldade logística da distribuição, mas na pertinência do que é distribuído.
  • A alternativa B está incorreta; embora a tecnologia possa aproximar realidades, a charge usa essa capacidade de forma irônica para ressaltar a distância entre a solução digital e a necessidade real.
  • A alternativa C está incorreta, pois a charge critica justamente a ineficácia do computador para solucionar aquele problema social específico (a seca e a sede).
  • A alternativa D está incorreta porque a charge mostra a existência de uma política pública (o caminhão "Inclusão Digital Brasil"), criticando sua adequação, e não sua ausência.
  • A alternativa E captura precisamente a crítica da charge: a escolha de priorizar a inclusão digital em detrimento do atendimento às necessidades básicas e urgentes da população, como o acesso à água potável.

Logo, a resposta correta é a E, pois a charge critica a escolha das prioridades no atendimento às reais necessidades da população.

Dicas

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Observe o contraste gritante entre o que o programa oferece (computador) e o que as pessoas na imagem claramente precisam (água, comida, condições básicas).
Pense na utilidade prática de um computador para alguém que está sofrendo com a seca e a miséria extrema.
A crítica da charge está relacionada à ordem de importância das ações: o que deveria vir primeiro?

Erros Comuns

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Interpretar a charge literalmente, sem perceber a ironia e a crítica social.
Focar apenas na questão da inclusão digital, ignorando o contexto da seca e da pobreza.
Acreditar que a charge critica a falta de computadores (opção D), quando na verdade critica a prioridade dada a eles.
Pensar que a charge sugere que o computador *poderia* ser uma solução (opção C), quando ela mostra sua inutilidade no cenário apresentado.
Confundir a crítica à prioridade da política com uma crítica à dificuldade de implementação (opção A).
Revisão

Para resolver esta questão, é importante compreender:

  • Charge: Gênero textual que utiliza linguagem verbal e não verbal (imagens, desenhos) para expressar crítica ou opinião sobre situações do cotidiano, geralmente com humor ou ironia. Charges frequentemente abordam temas sociais e políticos.
  • Interpretação de Linguagem Não Verbal: Habilidade de analisar imagens, identificando seus elementos constituintes (cenário, personagens, objetos, expressões) e os significados que eles comunicam no contexto apresentado.
  • Ironia: Figura de linguagem que consiste em dizer o contrário do que se pensa, geralmente com intenção crítica ou sarcástica. Na charge, a ironia está na oferta de água virtual (no computador) para quem precisa de água real.
  • Juxtaposição: Técnica de colocar elementos contrastantes lado a lado para enfatizar suas diferenças e gerar um significado específico. A charge juxtapõe a tecnologia avançada (computador) e um programa moderno (inclusão digital) com a pobreza extrema e a necessidade básica (falta de água).
  • Inclusão Digital: Processo de democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs), visando permitir a inserção de todos na sociedade da informação. A charge questiona a aplicação desse conceito sem considerar outras carências fundamentais.
  • Crítica Social: Análise crítica de problemas, questões ou injustiças presentes na sociedade. A charge é um veículo comum para a crítica social.
Habilidade

Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

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