“Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.”
Baseado nesse tema os quatro estudantes brasileiros que representaram o Brasil na 48th International Chemistry Olympiad (IChO-2016) em Tblisi, na Georgia, retornaram com medalhas.Os paulistas Vitor Gomes Pires e Pedro Seber e Silva conquistaram medalhas de prata, e os cearenses Gabriel Ferreira Gomes Amgarten e Davi Oliveira Aragão conquistaram bronze. O próximo desafio dos estudantes é trazer o ouro da 21ª Olimpíada Iberoamericana de Química, em outubro.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-andcelebrations/2015-international-year-of-light/ acesso e: 16/082016 as 19:42h
A fotossíntese é um processo de síntese que usa a luz para combinações orgânicas. A equação química a seguir representa a obtenção de moléculas de glicose por meio do processo de fotossíntese.
Sobre esse processo, a energia utilizada e os produtos formados, marque a alternativa ERRADA.
A fotossíntese pode ser descrita como o processo inverso da combustão completa da glicose.
Na reação de fotossíntese o CO2 atua como um oxidante e uma de suas etapas é a reação de decomposição da água, denominada eletrólise da água.
A molécula de glicose apresenta quatro átomos de carbono quirais diferentes e possui isomeria óptica.
A reação de polimerização da glicose implica eliminação de moléculas de água e a celulose e amido são polímeros naturais.
No processo de fotossíntese a clorofila captura a luz solar, convertendo-a em energia química. E se considerarmos o processo de fotossíntese, para produção de 96 g de gás oxigênio são necessários 132 g de gás carbônico e 108 g de água.