PUC-RS Inverno 2011

Ao longo dos séculos XVII e XVIII, vários autores, tais como Locke, Montesquieu e Rousseau, produziram obras clássicas, nas quais refletiam sobre os processos de transformação sociopolítica de seu tempo.

 

Para tais autores, as sociedades humanas eram essencialmente compostas por _________; o poder soberano do Estado originava-se de um ato ________; e o exercício da violência como meio de resistir à opressão oficial ilegítima constituía um _________.

a

indivíduos    religioso    pecado 

b

estamentos    contratual    direito 

c

indivíduos    contratual    direito

d

estamentos    contratual    pecado 

e

indivíduos    religioso    direito

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

Para resolver a questão, siga estes passos:

  1. Identifique o contexto: Locke, Montesquieu e Rousseau são autores do Iluminismo que desenvolveram a teoria do contrato social.
  2. Preencha o primeiro espaço: esses autores entendem a sociedade como formada por indivíduos, e não por estamentos ou classes fixas.
  3. Preencha o segundo espaço: a origem do poder soberano do Estado, segundo o contrato social, é um ato contratual entre indivíduos, e não um ato religioso.
  4. Preencha o terceiro espaço: a violência contra a opressão oficial ilegítima é vista como um direito de resistência ou revolução, não como pecado.
  5. Verifique qual alternativa traz exatamente “indivíduos / contratual / direito” — é a letra C.

Resposta: C. indivíduos / contratual / direito.

Dicas

expand_more
Pense no que Locke e Rousseau chamam de base da sociedade.
Qual é a natureza do pacto que cria o Estado segundo o Iluminismo?
Como se chama o uso legítimo da força contra governantes tirânicos?

Erros Comuns

expand_more
Confundir “estamentos” com “indivíduos”, pensando em sociedades pré-modernas.
Acreditar que o poder soberano vem de um ato religioso (direito divino) e não de um contrato.
Ver a resistência à opressão como pecado em vez de direito legítimo.
Revisão
  • Contrato Social: teoria que afirma que o poder político legitima-se por um acordo voluntário entre indivíduos livres.
  • Indivíduos: são agentes autônomos que compõem a sociedade e delegam parte de seus direitos ao Estado em troca de proteção.
  • Direito de Resistência: princípio que reconhece como legítimo o uso da força contra tiranias e autoridades ilegítimas.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar