Ao longo da história, a relação do indivíduo com o trabalho foi se modificando em conformidade com acontecimentos e valores dos diferentes períodos sociais. Segundo Karl Marx, “uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construção dos favos de suas colmeias. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele constrói o favo em sua cabeça, antes de construí-lo em cera”(MARX, Karl. O Capital. Vol. I, tomo 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 149- 150).
Analise as seguintes afirmativas a respeito do trabalho humano no desenrolar do processo histórico.
I - Na Grécia antiga a dignidade do indivíduo estava relacionada à sua capacidade de dedicar-se ao desenvolvimento do pensamento, distanciando-se o mais possível do trabalho manual.
II – O desenvolvimento do capitalismo promoveu mudanças nos modos de produção, no comércio, nas relações de trabalho, na lógica da acumulação e do lucro.
III - A sociedade medieval desenvolveu a concepção de que o trabalho eleva a condição social do indivíduo e promove sua realização pessoal.
IV- A partir da Revolução Industrial, o sentido de trabalho foi sendo estruturado como emprego e se fortaleceu a figura do trabalhador assalariado.
É correto o que se afirma em:
I, II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.