Ao longo da história, a educação de surdos foi pautada em três principais filosofias educacionais diferentes, citadas abaixo:
1. Filosofia educacional que se iniciou em 1900 e se baseava na necessidade de oralizar a pessoa surda com a proibição da utilização de sinais. Utilizavam-se de diferentes técnicas com o objetivo de fazer com que as pessoas surdas fizessem parte da sociedade ouvinte por meio da comunicação vocal e leitura orofacial. Para alguns autores, esse sistema educacional força as pessoas surdas a se adaptarem a um modo ouvinte de ser.
2. Desenvolvida nos Estados Unidas ao longo da década de 1960, essa filosofia incorpora as formas de comunicação auditivas, manuais e orais apropriadas para assegurar uma comunicação efetiva com as pessoas surdas. A comunicação bimodal, por exemplo, também chamada de ‘bimodalismo’ era uma das formas utilizadas para apresentar a língua para a criança, através da língua oral acompanhada de sinais. O uso de diferentes técnicas tinha como objetivo facilitar o desenvolvimento da fala.
3. Uma proposta usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. Estudos apontam para essa proposta como a mais adequada para a educação de surdos, uma vez que considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua oral em sua modalidade escrita. Essa filosofia respeita a autonomia das línguas de sinais.
Assinale a alternativa que relaciona correta e sequencialmente as denominações das filosofias citadas.
Oralismo • Bimodalismo • Comunicação Bilíngue
Oralismo • Comunicação Global • Bilinguismo
Abordagem Oral • Bimodalismo • Bilinguismo
Abordagem Oral • Comunicação Integral • Bilinguismo
Oralismo • Comunicação Total • Bilinguismo