PUC-SP Verão 2014

Ao Leitor

Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, coisa é que admira e consterna. O que não admira nem provavelmente consternará é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio.

Acresce que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que a gente frívola não achará nele o seu romance usual; ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da opinião.

Mas eu ainda espero angariar as simpatias da opinião, e o primeiro remédio é fugir a um prólogo explícito e longo. O melhor prólogo é o que contém menos coisas, ou o que as diz de um jeito obscuro e truncado. Conseguintemente, evito contar o processo extraordinário que empreguei na composição destas Memórias, trabalhadas cá no outro mundo. Seria curioso, mas nimiamente extenso, e aliás desnecessário ao entendimento da obra. A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.

Brás Cubas

O texto acima é do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis, e se intitula “Ao Leitor”. Revela a percepção do narrador de que

a

terá o mesmo número de leitores que Stendhal e por isso propõe-se a explicitar o processo de composição da obra.

b

não conseguiu seguir o modelo livre de Sterne e Xavier de Maistre, pois colocou na obra algumas rabugens de pessimismo.

c

terá a acolhida tanto da gente grave quanto da gente frívola, que são as duas colunas máximas da opinião.

d

tem consciência das fragilidades do texto, porque é uma obra de finado e escrita com a pena da galhofa e a tinta da melancolia.

e

dirige-se ao leitor e sabe da qualidade que a obra em si mesma tem, independentemente da opinião favorável ou não que ele possa ter.

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E
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