Ao ingerir verduras não higienizadas, carnes malpassadas ou cruas, o homem é exposto a tipos de parasitoses que podem levar à morte. Uma delas é provocada pela ingesta da carne de porco, hospedeiro intermediário da Tenia solium.
Eis algumas características desse parasita: possui corpo achatado em forma de fita, é hermafrodita e apresenta grande tamanho, podendo atingir alguns metros de comprimento. O primeiro metro após o pescoço contém proglotes imaturos. Nos seguintes, as proglotes são maduras com testículos e ovários, o que permite a fecundação cruzada. As tênias não possuem tubo digestório e vivem da absorção de alimentos digeridos pelo seu hospedeiro.
O esquema abaixo representa o ciclo de vida da tênia.
Considere as informações do texto, a numeração no esquema e seus conhecimentos para analisar os seguintes itens:
I. Os números 1 e 2 representam a ingesta do alimento, contendo a larva da Ascaris lumbricoides, também conhecida como cisticercos, que chega ao intestino, onde fixa o escólex, cresce e origina a tênia adulta.
II. As proglotes maduras se reproduzem e originam proglotes grávidas, cheias de ovos, que se desprendem e, unidas em grupo de 2 a 6, são liberadas durante ou após as evacuações, como na sequência 3 e 4.
III. No solo, as proglotes se rompem e liberam ovos que se apresentam de forma elíptica e possuem grandes ganchos conhecidos como cistos hidáticos ou embrião hexacanto. Esses ovos se espalham pelo meio ambiente e podem ser ingeridos pelo hospedeiro intermediário, número 5.
IV. No hospedeiro intermediário, os ovos penetram no revestimento intestinal e chegam ao sangue. Por meio da circulação, atingem, principalmente, a musculatura sublingual, diafragma, sistema nervoso e coração, onde cada ovo se transforma em uma larva, que contém escólex e um curto pescoço.
V. Em relação à prevenção da teníase, há de se considerar a importância de um ambiente sadio, o que significa um bom saneamento básico, um rígido controle sanitário das carnes a serem consumidas pela população, os cuidados em relação a um perfeito cozimento para matar os cisticercos e, principalmente, o tratamento dos portadores da parasitose.
Sobre o exposto, é correto apenas o que se afirma em
I e IV.
II. IV e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.