UNIFOR 2020

Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, nasceu em Quixeramobim (CE) em 13 de março de 1830. Liderou uma comunidade agrícola criada à imagem da “Utopia” de Thomas Morus. Segundo visitantes na época, última década de século XIX, não havia ricos nem pobres, a terra pertencia a todos, não havia fome nem miséria, nem ladrões nem polícia, não havia dinheiro, as portas das casas não tinham fechaduras, não havia bordéis, nem bebidas alcoólicas, todos viviam felizes em uma vida de irmandade. A comunidade de Canudos, à margem do Rio Vaza-Barris, chegou a contar com cerca de 25.000 habitantes. Conselheiro liderava um povo religioso, que enfrentava uma crise econômica muito profunda no Nordeste, além de secas periódicas, como a fatídica de 1877.

 

Avalie as proposições a seguir sobre Canudos e as dificuldades de sobrevivência do homem nordestino em condições adversas.

 

I - A vida comunitária e produtiva no interior do Nordeste preocupou profundamente as lideranças políticas nordestinas, que se sentiram ameaçadas devido sua economia agrícola latifundiária que necessitava de mão de obra.
II - Depois de duas expedições estaduais derrotadas, o governo republicano enviou tropas federais, que também foram derrotadas. Somente a quarta expedição destruiu o Arraial de Canudos, massacrando a população.
III - O escritor e jornalista Euclides da Cunha narrou a experiência de Canudos, em seu famoso livro “Os Sertões”, no qual descreve o sertanejo com os preconceitos da ciência da época, mas, ao mesmo tempo, como um homem forte.

IV - Antônio Conselheiro era acusado, pelas lideranças políticas regionais e nacionais, de querer fundar uma República Democrática e subverter a ordem pública.
V - Os homens e as mulheres de Canudos resistiram através de uma guerrilha improvisada e armamentos rústicos e conseguiram sair do Arraial de Canudos junto com Antônio Conselheiro, estabelecendo-se na localidade do Caldeirão, próximo a Juazeiro do Norte.

 

É correto apenas o que se afirma em

a

I, II, V

b

I, II, III.

c

III, IV, V.

d

II, III, IV.

e

I, IV, V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar