Antes do nascimento da Sociedade Industrial, a qual, como se sabe, foi consequência direta das Revoluções Industrial e Francesa, o tipo de estrutura social vigente era a que caracterizava uma sociedade estamental. Nessa sociedade:
I – A estratificação das classes sociais seguia a tradição da divisão social do trabalho, que em razão dela se dividia em possuidores e não detentores dos meios de produção, seguindo a convenção: baixa, média e alta, de acordo com a organização da produção.
II – A mobilidade social no Antigo Regime era determinada, pelo nascimento ou por hereditariedade. Assim, os privilégios e a desigualdade entre as pessoas eram considerados algo natural, o que, de forma geral, fixava os indivíduos em seu estrato social de nascimento.
III – Esse tipo de divisão só existiu na sociedade europeia na Idade Média. A divisão em três ordens era considerada essencial e as classes eram vistas como necessárias e complementares, pois cada uma delas prestava serviços ditos como indispensáveis às outras.
IV – Esse tipo de divisão existiu na sociedade europeia na Idade Média e no início da Idade Moderna. O estamento era formado por um grupo de pessoas que gozavam do mesmo status, possuíam os mesmos direitos e deveres determinados pelas normas legais.
Assinale a alternativa que contém as opções corretas:
I e II.
II e IV.
III e IV
I, II e III.
I, III e IV.