Antes de tudo, é preciso que se entenda o que é capital financeiro. Trata-se da parte do capital destinada a financiar atividades econômicas, em troca de rendimentos provenientes de juros de empréstimos ou outros tipos de aplicação. É bom ressaltar que, para obter essa renda, não é preciso aplicar diretamente no processo de produção.
OLIVA, Jaime; GIANSANTI, Roberto. Espaço e modernidade: temas da geografia mundial. São Paulo: Atual.
Com relação ao sistema financeiro internacional, assinale a afirmação incorreta
A metáfora “economia do cassino” descreve a especulação e a mobilidade transfonteira do capital no mundo.
O uso indiscriminado das aplicações financeiras sem que esse capital retorne à produção é o que se chama especulação financeira.
A circulação de capitais excedentes das economias nacionais mais avançadas está restrita aos mercados dos países que integram seus blocos econômicos.
O dinheiro cibernético (virtual ou invisível), utilizado no sistema financeiro, é transferido via redes de telecomunicações, como a internet.
Os chamados centros financeiros offshore são parte das redes de operações financeiras protegidas pelo anonimato e das redes financeiras de lavagem de dinheiro.