Antes de 7 de dezembro de 1941, duas guerras estavam sendo travadas na face da terra. Uma era a guerra europeia, nascida do ataque de Hitler à Polônia, em setembro de 1939. A outra era a guerra entre o Japão e a China, que havia começado em 7 de julho de 1937. Essas duas guerras fundiram-se numa só naquele dia de dezembro, quando aviões japoneses bombardearam a grande base naval norteamericana de Pearl Harbor, no Havaí (...)
(Burns, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Porto Alegre. Editora Globo. 1972. pág. 948)
Sobre a segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos, pode-se afirmar:
O bombardeio japonês a Pearl Harbor provocou a entrada dos EUA na Guerra e assinalou o momento em que o Eixo passou a obter vitórias no norte da África.
Com o desenrolar da segunda Guerra Mundial, o governo Vargas foi forçado a assinar um acordo de defesa mútua com os EUA, permitindo a instalação de uma base aérea e naval norte-americana em Natal.
Vários países da América Latina tiveram um processo de industrialização por substituição de importações e foram ajudados pelo Plano Marshall, no pós-guerra.
A Doutrina Truman, em 1947, assinalou o início da Guerra Fria no momento em que os EUA invadiram o Vietnã para conter os avanços do sul sobre o norte.