Antes da epidemia da COVID-19, outras doenças espalharam-se rapidamente e causaram a morte de milhares de pessoas. Na Idade Média ocidental, ficou famosa a Peste Negra que, combinada com a fome, dizimou cerca de um terço da população europeia.
Assinale a única alternativa que relaciona corretamente o surgimento dessa peste com o quadro maior da baixa Idade Média:
O surgimento da Peste Negra reforçou o desenvolvimento científico, especialmente da medicina medieval, que pôde averiguar soluções salvíficas oferecidas pela Escolástica.
O surgimento da Peste Negra indica o renascimento das rotas de comércio europeu e contribuiu para a decadência do regime feudal.
A Peste Negra favoreceu o incremento das universidades na Europa, pois tanto suseranos quanto vassalos uniram-se para incentivar a elaboração de pesquisas e a criação de uma vacina eficaz.
A Peste Negra levou os papas, bispos e reis a se unirem para obrigar as pessoas infectadas a lutarem nas Cruzadas, com a meta de, desse modo, transmitirem a doença aos mulçumanos que dominavam Jerusalém.