Anexos embrionários são estruturas formadas a partir dos folhetos germinativos, que são extremamente importantes para o desenvolvimento do embrião. São caracterizados por desaparecerem durante o desenvolvimento e, consequentemente, não estarem presentes nos adultos. Analise as afirmativas abaixo, que descrevem anexos embrionários.
I. Em répteis, aves e mamíferos formados pela ectoderme e pela mesoderme, é uma fina membrana que envolve o embrião, originando uma cavidade cheia de líquido, que previne o ressecamento do embrião e o protege de choques mecânicos. É uma importante adaptação à vida terrestre, uma vez que torna a reprodução independente do meio aquático.
II. Em peixes, répteis, aves e mamíferos, é formado por mesoderme e endoderme. Sua principal função é armazenar reservas nutritivas para o desenvolvimento do embrião. Nos mamíferos, é reduzido.
III. É formado, nos mamíferos, pela união dos anexos embrionários e dos tecidos maternos. Permite a fixação do embrião na parede do útero. É responsável pelas trocas gasosas e pela passagem de nutrientes para o embrião, além da retirada das excretas.
IV. Em répteis, aves e mamíferos, é saculiforme ou vesicular, e está ligado à porção posterior do intestino do embrião. É formado por mesoderme e endoderme, suas principais funções são armazenamento e remoção de excretas do embrião.
V. Em répteis, aves e mamíferos, é uma membrana formada por ectoderme e mesoderme. É o anexo mais externo, que envolve e protege os demais. Em répteis e aves, protege o embrião e realiza trocas gasosas com o meio externo.
Assinale a alternativa que apresenta, RESPECTIVAMENTE, os anexos descritos em I, II, III, IV e V.
I-âmnio; II-alantoide; III-placenta; IV-saco vitelínico; V-córion
I-córion; II-alantoide; III-placenta; IV-saco vitelínico; V-âmnio
I-córion; II-saco vitelínico; III-placenta; IV-alantoide; V-âmnio
I-alantoide; II-córion; III-placenta; IV-âmnio; V-saco vitelínico
I-âmnio; II-saco vitelínico; III-placenta; IV-alantoide; V-córion