Anemia ferropriva é um tipo de anemia decorrente da privação, deficiência, de ferro dentro do organismo, levando a uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias. O ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos, e seus níveis baixos no sangue comprometem toda cascata de produção das hemácias. Dentro dos glóbulos vermelhos, existe uma proteína chamada hemoglobina que tem na sua estrutura bioquímica a presença de moléculas de ferro e de cobalto (o cobalto está presente na vitamina B12). A hemoglobina é a responsável pelo transporte do oxigênio que respiramos até todas as células do corpo humano.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemiaferropriva. Acesso em 26 abr. 2015. (com adaptações)
Sobre causas, consequências e tratamento da patologia descrita acima é possível afirmar que:
I. A deficiência de ferro na alimentação é a causa mais frequente de anemia ferropriva no mundo, principalmente em adultos jovens.
II. A cirurgia bariátrica que retira parte do estômago e do intestino para redução do peso, afeta a absorção do ferro e pode causar anemia ferropriva.
III. A informação popular de que cozinhar em panela de ferro auxilia no cambate à anemia ferropriva é um mito, pois o ferro contido na panela é intransferível ao alimento.
IV. N a anemia ferropriva, o transporte de oxigênio fica comprometido e várias consequências danosas serão desencadeadas.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
l e III.