PUC-PR Inverno 2014

Analise os três segmentos que seguem o texto para avaliar qual(is) pode(m) ser encaixado(s) na introdução – que foi retirada – desse mesmo texto:

 

Energia verde de verdade

 

De baterias a detectores de poluição do ar, pesquisadores do MIT expandem o uso para os vegetais no futuro.

    (...) Mas descobertas recentes expandiram as aplicações dos vegetais. No futuro, será possível que árvores ou mesmo plantas menores sejam usadas como baterias, sensores de poluição e antenas, entre outros usos.

    As reações químicas que ocorrem nas plantas têm utilidades ainda inexploradas. É possível criar toda uma nova geração de aparelhos verdes. “Na natureza, as plantas funcionam como indústrias em pequena escala e não poluentes. O que estamos fazendo é explorar este potencial”, diz o professor de engenharia química Michael Strano, responsável por um projeto do MIT que modificou pés de Arabidopsis thaliana, uma herbácea da família da mostarda, para funcionar como uma bateria viva.

    Strano e outro pesquisador do MIT envolvido na pesquisa, Juan Pablo Giraldo, vislumbram um futuro não muito distante em que as plantas, incorporando circuitos eletrônicos, não apenas produzirão energia, mas também servirão como detectores de explosivos, pesticidas, poluição e até armas químicas. “O potencial é infinito”.

Fonte: CORDEIRO, Tiago. Revista Galileu, nº 274, maio/2014, p.18.

 

I. O desmatamento tem trazido sérios problemas para o planeta, especialmente para os seres humanos que dependem das plantas para a produção de oxigênio.

II. A produção de alimentos e a fotossíntese, processo que renova o oxigênio do planeta, já bastariam para ressaltar a importância das plantas para a humanidade e o planeta.

III. As plantas fornecem alimentos e oxigênio para os homens, por isso a importância de sua preservação.

a

Apenas as proposições I e II. 

b

As proposições I, II e III. 

c

As proposições I, II e III. 

d

Apenas as proposições II e III.

e

Apenas a proposição II.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
51 s
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar