Analise os três segmentos que seguem o texto para avaliar qual(is) pode(m) ser encaixado(s) na introdução – que foi retirada – desse mesmo texto:
Energia verde de verdade
De baterias a detectores de poluição do ar, pesquisadores do MIT expandem o uso para os vegetais no futuro.
(...) Mas descobertas recentes expandiram as aplicações dos vegetais. No futuro, será possível que árvores ou mesmo plantas menores sejam usadas como baterias, sensores de poluição e antenas, entre outros usos.
As reações químicas que ocorrem nas plantas têm utilidades ainda inexploradas. É possível criar toda uma nova geração de aparelhos verdes. “Na natureza, as plantas funcionam como indústrias em pequena escala e não poluentes. O que estamos fazendo é explorar este potencial”, diz o professor de engenharia química Michael Strano, responsável por um projeto do MIT que modificou pés de Arabidopsis thaliana, uma herbácea da família da mostarda, para funcionar como uma bateria viva.
Strano e outro pesquisador do MIT envolvido na pesquisa, Juan Pablo Giraldo, vislumbram um futuro não muito distante em que as plantas, incorporando circuitos eletrônicos, não apenas produzirão energia, mas também servirão como detectores de explosivos, pesticidas, poluição e até armas químicas. “O potencial é infinito”.
Fonte: CORDEIRO, Tiago. Revista Galileu, nº 274, maio/2014, p.18.
I. O desmatamento tem trazido sérios problemas para o planeta, especialmente para os seres humanos que dependem das plantas para a produção de oxigênio.
II. A produção de alimentos e a fotossíntese, processo que renova o oxigênio do planeta, já bastariam para ressaltar a importância das plantas para a humanidade e o planeta.
III. As plantas fornecem alimentos e oxigênio para os homens, por isso a importância de sua preservação.
Apenas as proposições I e II.
As proposições I, II e III.
As proposições I, II e III.
Apenas as proposições II e III.
Apenas a proposição II.