Analise os documentos abaixo sobre a Marcha para Oeste nos Estados Unidos e responda à questão proposta.
DOCUMENTO 01
[...] A partir disso desenvolveu-se a ideia de “destino manifesto”: seria uma missão espalhar a concepção de sociedade norte-americana para as regiões vistas como carentes e necessitadas de ajuda [...].
KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. 2007, p.125.
DOCUMENTO 02
Com base nos documentos acima e de acordo com os seus conhecimentos sobre a história dos Estados Unidos da América, marque a alternativa correta sobre a relação que se pode estabelecer entre Colúmbia e a marcha para o Oeste Americano no século XIX.
Na pintura de John Gast (documento 02), Colúmbia direciona o povo americano para o Leste, uma nova terra em que haveria melhoria de vida para os indígenas. As linhas de trem indicam o progresso que havia ali, sendo que a doutrina do Destino Manifesto fazia a nação crer que a política expansionista traria um bom futuro para o mundo.
A expansão territorial foi impedida porque a população francesa da Louisiana se recusou a integrar a Federação Americana. Na pintura de John Gast (documento 02), Colúmbia está pedindo paz aos americanos que insistem em marchar para o Oeste.
Na pintura de John Gast (documento 02), Colúmbia, a mulher angelical, carrega a "luz da civilização" para iluminar os caminhos e guiar homens e carroças na marcha para o Oeste dos Estados Unidos; enquanto ela avança e expande os cabos do telégrafo nos caminhos por onde passa, tanto os indígenas nativos como os animais selvagens fogem amedrontados.
A construção de estradas de ferro, que acelerou a expansão para o Oeste, foi possível graças à compra de terras indígenas no século XVIII. Na pintura de John Gast (documento 02), Colúmbia está abençoando a relação entre os americanos e os indígenas que viviam naquela região.
Na pintura de John Gast (documento 02), Colúmbia direciona o povo americano para o sul, uma nova terra em que haveria melhoria de vida para todas as pessoas. As linhas de trem indicam o progresso que havia ali, sendo que os americanos se deslocam para roubar os cabos do telégrafo daquela região.