Analise o trecho a seguir:
“Se há uma tarefa difícil é esta: definir nosso maior escritor. Porque o que acontece é geralmente o contrário: o grande escritor é quem nos define.
Machado foi clássico, romântico, realista, parnasiano, protomodernista. Para ser tudo isso, assimilou muito mais. E chegou à síntese — e explosão criativa — a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas.”
(Disponível em: https://blog.literaturaclassica.com.br/autores/como-definir-machado-de-assis/ – texto adaptado especialmente para esta prova).
Tendo em vista o fragmento acima, bem como os movimentos literários, assinale a alternativa correta.
O Realismo e o Naturalismo no Brasil foram inaugurados, respectivamente, pelas obras “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e “O mulato”, de Aluísio Azevedo.
O determinismo do meio é uma característica relevante apenas na narrativa realista, como vemos em obras de Aluísio Azevedo.
Determinismo da hereditariedade e cientificismo são características do movimento realista, as quais não aparecem no Naturalismo e na obra de Machado de Assis.
“O Ateneu”, de Raul Pompéia, representa o Naturalismo, assim como toda a obra de Machado de Assis.
Assim como “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis, a obra ”Casa de pensão”, de Aluísio Azevedo, é uma representante do Realismo no Brasil.