Analise o texto.
O cooperativismo agropecuário tem importante participação na economia brasileira, sendo responsável por quase 50% do PIB agrícola e envolvendo mais de 1 milhão de pessoas. Entre todos os ramos de atuação do cooperativismo brasileiro, o agropecuário tem papel de destaque, com 1.597 instituições e 180,1 mil produtores cooperados. Estima-se, ainda, segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa.
Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/cooperativismo-associativismo/cooperativismo-brasil. Acesso em: 3 jul. 2020.
Sobre os assuntos abordados no texto, pode-se constatar que
o desenvolvimento da agropecuária fica restrito a um grupo que detém recursos e tecnologias.
o cooperativismo cria ilhas de prosperidade quando monta grupos de cooperados e exclui os pequenos agricultores.
o cooperativismo cria economias em escala nos processos de compra e venda, isto é, barganha adquirida nas compras e nas vendas coletivas.
as cooperativas criam estruturas que buscam privilégios para poucos em detrimento daqueles que produzem em pequenas propriedades.
os cooperados são “castas agrícolas” que têm o acesso ao crédito e às tecnologias facilitado a partir de corporativismo.