Analise o quadro a seguir com as informações sobre sementes de ervilha:
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
Cada par de homólogos contém genes para as mesmas características, a exemplo dos genes para textura (alelos R e r) e cor da semente (alelos V e v). Assim, homólogos apresentam os mesmos locos gênicos.
Cada variante de um gene recebe o nome de alelo, que surge devido a permutações gênicas. Assim, quando os alelos são diferentes conforme a semente representada, fala-se em condição hemizigota.
Para o gene textura da semente, as proporções genotípicas e fenotípicas esperadas são, respectivamente, 1/4 RR, 2/4 Rr e 1/4 rr e 3/4 rugosa e 1/4 lisa.
Se a probabilidade de obter uma semente lisa é 3/4 e a de obter uma semente amarela é 1/4, para se calcular a probabilidade de ocorrer uma semente lisa e amarela, basta somar 3/4 com 1/4.
Se os pares de alelos Rr e Vv estiverem fisicamente próximos e no mesmo par de homólogos, os caracteres determinados por eles serão transmitidos independentemente, como propõe a segunda Lei de Mendel.
Para resolver esta questão, o aluno deve ter conhecimento sobre genética mendeliana, em particular sobre pares de alelos e a organização dos genes nos cromossomos. A resposta correta é a alternativa A, pois cada par de cromossomos homólogos carrega genes para as mesmas características, e cada gene ocupa um local específico chamado loco gênico. Os alelos são variantes de um gene, que podem ser dominantes ou recessivos, e estão localizados nos mesmos locos em cromossomos homólogos.
Relembre as leis de Mendel sobre a segregação e a distribuição independente de alelos.
Pense sobre a localização dos genes em cromossomos homólogos e como isso influencia os alelos presentes.
Considere o conceito de alelos dominantes e recessivos e como eles determinam as características observáveis.
Confundir a origem de alelos com permutações gênicas.
Ignorar a proporção correta para os heterozigotos em um cruzamento.
Adicionar probabilidades de eventos independentes, em vez de multiplicá-las.
Misconception about gene linkage and Mendel's law of independent assortment.
Na genética mendeliana, genes que determinam características específicas estão localizados em locos específicos nos cromossomos. Cada gene pode ter diferentes formas chamadas alelos. Alelos podem ser dominantes ou recessivos e os pares de alelos são encontrados em cromossomos homólogos.