Analise o mapa a seguir sobre a distribuição geográfica da rede hidrográfica brasileira.
O Brasil ocupa uma posição de destaque em relação ao potencial da rede hidrográfica mundial, tendo em vista a presença de rios caudalosos e extensas bacias hidrográficas. No mapa estão numeradas algumas das principais bacias hidrográficas brasileiras. A alternativa que apresenta uma relação correta com a posição geográfica numerada no mapa e as características da respectiva bacia hidrográfica brasileira é a:
O número 1 destaca a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, com elevado potencial hidroelétrico em seu rio principal.
O número 2 destaca a Bacia do Tocantins-Araguaia, uma bacia de enorme expressão regional pelo fato de possuir o maior potencial hidrelétrico instalado no país e pela sua ampla navegabilidade anual para a exportação de grãos.
O número 3 destaca uma bacia com aproveitamento para produção de energia, transporte, turismo e produção agropecuária. Atualmente, um projeto de integração (transposição) de suas águas está com 81% de suas obras concluídas.
A bacia do rio Paraná, destacada pelo número 4 compreende a mais extensa rede hidrográfica brasileira. Possui regime fluvial complexo e excelente navegabilidade pela sua composição geológica plana.
A bacia de número 5, cortada pelos rios Paraguai e Araguaia, apresenta amplo potencial hidroelétrico e grande aproveitamento para o turismo, tendo em vista o seu potencial pesqueiro e a presença da maior ilha fluvial do país, a ilha de Bananal.