Analise as proposições sobre fisiologia vegetal:
I. Quando plantas crescem no escuro, observamos que os caules se tornam exageradamente longos e as folhas, pequenas – fenômeno conhecido por estiolamento. Se iluminarmos agora as plantas com luz vermelha (660 nm), notaremos que o crescimento do caule se torna vagaroso e as folhas crescem mais rapidamente, cessando o estiolamento. Se a luz for de 730 nm, ocorre o inverso. O pigmento envolvido no caso é o fitocromo.
II. O AIA produzido nas gemas apicais desloca-se polarizado para a base. As gemas laterais (axilares), recebendo esse hormônio, ficam inibidas no seu desenvolvimento. Dizemos que o AIA produzido na gema apical provoca a dormência das gemas laterais, fenômeno conhecido por dominância apical. Quando podamos uma planta, retiramos as gemas apicais. Dessa maneira, cessa a inibição e, rapidamente, as gemas laterais se desenvolvem.
III. O fruto origina-se a partir do desenvolvimento do ovário. Para acontecer a formação do fruto, é indispensável a polinização e a fecundação, pois foi provado que o tubo polínico e os embriões das sementes em desenvolvimento produzem AIA, que será recebido pela parede do ovário, estimulando o seu crescimento. Ovários que não são polinizados normalmente caem, não originando frutos. Pode-se provar o fato aplicando-se auxinas em ovários não fecundados. Estes se desenvolvem e acabam formando frutos partenocárpicos (sem sementes).
IV. No geotropismo positivo, o caule colocado horizontalmente sobre o solo cresce acentuadamente no lado superior, curva-se e afasta-se do solo. Também nesse caso, o AIA, por ação da força de gravidade, desloca-se do lado superior para o inferior, aí se concentrando. Em consequência, a região radicular tem o seu crescimento acelerado.
V. Nos períodos favoráveis (primavera e verão), as gemas das plantas estão em intensa atividade, dividindo constantemente as suas células e promovendo o crescimento vegetal. Nos períodos desfavoráveis (inverno ou períodos de seca), as gemas devem permanecer dormentes e protegidas para suportarem, vivas, tais períodos. Foi observado que, antes do período desfavorável, a planta produz um hormônio, denominado ácido abscísico (dormina), responsável pela dormência das gemas do caule e pela abscisão das folhas.
Todas as alternativas são verdadeiras;
Todas as alternativas são falsas;
Apenas as alternativas I, II, III e V são verdadeiras;
Apenas as alternativas II e IV são verdadeiras;
Apenas a alternativa I e V são falsas.