UFN Inverno 2012

Analise as proposições e assinale a alternativa incorreta.

a

As reações de oxidação e redução ocorrem simultaneamente.

b

A substância oxidada é o agente redutor, a substância reduzida é o agente oxidante.

c

O flúor tem um número de oxidação -1 em todos os seus compostos.

d

O número de oxidação de metais ligados a hidrogênio em compostos binários é -1.

e

Na maioria de seus compostos, o NOX do oxigênio é -2, exceto no peróxido de hidrogênio (H2O2) e no íon peróxido (O22-), onde o número de oxidação é -1.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Tempo médio
3 min

Resolução

Passo 1 – verificar cada afirmação.

Alternativa A: oxidação e redução ocorrem ao mesmo tempo porque, quando uma espécie perde elétrons (oxida), outra obrigatoriamente os ganha (reduz). Correta.

Alternativa B: a espécie que sofre oxidação doa elétrons e, por isso, provoca a redução de outra; ela é o agente redutor. A espécie que se reduz aceita elétrons e provoca oxidação; ela é o agente oxidante. Correta.

Alternativa C: o flúor é o elemento mais eletronegativo da Tabela Periódica, e seu NOX é sempre –1 em compostos (não há exceções conhecidas). Correta.

Alternativa D: em hidretos metálicos binários (por exemplo, NaH, CaH2), o hidrogênio apresenta NOX = –1, enquanto o metal possui NOX positivo (igual em módulo). Portanto, NÃO é o metal que tem NOX –1. Incorreta.

Alternativa E: normalmente o oxigênio apresenta NOX –2. Nos peróxidos (H2O2, O22–), cada oxigênio fica com NOX –1. Correta.

Passo 2 – conclusão.

A única proposição incorreta é a letra D.

Dicas

expand_more
Lembre-se de que em hidretos metálicos é o hidrogênio que fica negativo, não o metal.
Flúor sempre –1; oxigênio quase sempre –2 (exceções nos peróxidos).
Agente redutor é quem se oxida; agente oxidante é quem se reduz.

Erros Comuns

expand_more
Achar que o metal, por ser menos eletronegativo que o hidrogênio, receberia elétron e ficaria com –1.
Confundir as funções de agente redutor e agente oxidante.
Esquecer as exceções de NOX do oxigênio ou supor que existam exceções para o flúor.
Revisão
  • NOX (número de oxidação): carga real ou aparente que um átomo adquire em uma espécie química.
  • Oxidação: perda de elétrons; aumento de NOX.
  • Redução: ganho de elétrons; diminuição de NOX.
  • Agente redutor: substância que se oxida (doa elétrons).
  • Agente oxidante: substância que se reduz (aceita elétrons).
  • Regra do flúor: sempre NOX –1.
  • Regra do oxigênio: geralmente –2; exceções principais em peróxidos (–1) e OF2 (+2).
  • Hidretos metálicos: hidrogênio = –1; metal = +1, +2 etc.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar