Analise as proposições abaixo sobre Biologia Vegetal:
I. Em plantas xeromórficas a abertura estomática à noite é uma importante adaptação para a economia hídrica. Nesse caso, o CO2 liberado na respiração é convertido em malato orgânico, diminuindo o pH do meio intracelular. Assim, a enzima fosforilase converte a glicose em amido, permitindo que as células-guarda retirem água das células anexas, promovendo a abertura do ostíolo.
II. Em plantas de noite longa, o pigmento fitocromo ativado (PFR) estimula a produção do hormônio florígeno, que atua na conversão das gemas vegetativas em florais. Se durante a noite essas plantas forem submetidas a flashes de luz, não haverá interferência na floração do dia seguinte.
III. Em plantas mesomórficas, o fechamento estomático ocorre à noite. Nesse caso, íons K+ são bombeados das células estomáticas para as células subsidiárias, aumentando a concentração do meio intracelular e promovendo o fechamento do ostíolo.
IV. Em plantas higromórficas, são notórias as seguintes características: limbo foliar reduzido ou transformado em espinhos, parênquima clorofiliano paliçádico preenchendo todo o mesófilo foliar, cutícula espessa, esclerênquima bem presente, estômatos alojados na epiderme inferior em criptas estomatíferas revestidas por tricomas e presença de hipoderme.
V. As sementes fotoblásticas positivas apresentam alta reserva nutritiva e germinam quando incentivadas pelo fitocromo inativo (PR) ou vermelho longo de 730nm. Em alguns casos de sucessão ecológica, essas sementes são as primeiras a povoar a comunidade pioneira (Ecesis).
Todas as alternativas são verdadeiras.
Todas as alternativas são falsas.
Apenas as alternativas III e IV são falsas.
Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
Apenas a alternativa IV é verdadeira.