Analise a obra de Candido Portinari, o texto sobre ela e as assertivas acerca dos dois
O pintor brasileiro Candido Portinari (1903- 1962) fez de suas obras uma fonte de reflexão e de denúncia dos problemas socioeconômicos que os sujeitos simples e humildes enfrentam no Brasil.
“Os Retirantes” é uma dessas obras que expõe a miséria, a dor e o sofrimento de um grupo de migrantes.
I. A questão da terra não está relacionada ao processo migratório.
II. A busca pelo trabalho e melhores condições de vida é um dos principais motivos do processo de migração.
III. Depois da denúncia de Candido Portinari, realizada por meio dessa obra, não houve mais migração dos nordestinos para outros estados do País, uma vez que questões acerca das desigualdades socioeconômicas foram resolvidas na Região.
IV. A fome, a miséria, a seca e a desigualdade social foram, e ainda são, fatores que forçam milhares de nordestinos a migrarem para outros estados.
V. A migração interna é uma das características da formação socioespacial do Brasil.
A partir da análise do texto e da figura, assinale a alternativa que contempla as assertivas corretas.
IV e V.
I, II e V.
II, III e IV.
III e IV
II, IV e V.