Analise a imagem a seguir:
O conteúdo crítico contido na charge sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em aumentar a tributação do aço importado de outros países, gerando repercussões globais, com impactos negativos nas relações multilaterais de comércio, deixa implícita
A prática de uma política protecionista dos Estados Unidos sobre o comércio mundial de aço em relação aos seus parceiros globais.
A violação das normas da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), que não permitem este tipo de prática no comércio global.
A aplicação ilegal de cartel nas relações multilaterais globais, prejudicando as exportações dos parceiros comerciais norte-americanos.
A desvalorização das commodities globais de alto valor estratégico, afetando os países exportadores, podendo inclusive leva-los à falência econômica e financeira.
A adoção de uma política protecionista de truste ou holding, amparada no lema “A América em primeiro lugar”, para dominar preços de vários produtos no mercado global, abalando assim as estruturas produtivas dos países concorrentes.