Analise a imagem a seguir.
Nesta charge, a ideia de divisão do mundo se faz presente. Do lado esquerdo (Ocidente) encontra‐se os combatentes capitalistas e do lado direito (Oriente), os combatentes socialistas. Repare ao fundo de cada tropa, bombas atômicas com placas que dizem: “Não usar, porque o inimigo pode retaliar”. A imagem é uma clara referência à Guerra Fria, que permeou o cenário político e econômico mundial por muitas décadas do século XX. Uma das características desse período que pode ser identificada na charge é:
A existência de uma preocupação, durante todo o período da Guerra Fria, de não ultrapassar os limites territoriais dos países envolvidos.
A superioridade tecnológica e industrial dos EUA diante de uma debilitada URSS, que tentava se equiparar aos norte‐americanos.
A utilização de armas rudimentares, principalmente, nos conflitos que envolviam países do terceiro mundo, que ainda não tinham acesso à industrialização.
A opção, por ambas as parte, de não se envolver diretamente em conflitos que não estivessem diretamente ligados às questões de antagonismo ideológico.
A existência do medo de um conflito atômico que “naquelas alturas” traria consequências desastrosas à humanidade. Embora ambos os lados fossem mesmo divergentes.