Analise a imagem a seguir:
“Merzbau”, Kurt Schwitters. Fotografia de Wilhelm Redemann, 1933. Tate Images.
Disponível em: https://www.tate-images.com/M03648-Photograph-of-Kurt-Schwitters%27-Merzbau-by-Wilhelm.html#
Kurt Schwitters (1887-1948) foi um artista alemão que viveu no início do século XX e ficou conhecido por desenvolver suas obras em um estilo único, chamadas pelo artista de “Merz”. Dentre elas, uma das mais conhecidas foi a montagem “Merzbau”, na qual Schwitters passou quase uma década transformando os cômodos da sua casa em Hannover, na Alemanha. A “Merzbau”, com o passar dos anos, ficou conhecida por prenunciar o surgimento de:
Instalações.
Performances.
Vídeoarte.
Land Art.
Fotorrealismo.
Para resolver essa questão, o aluno deve ter conhecimento sobre os diferentes movimentos e expressões artísticas do século XX. A obra 'Merzbau' de Kurt Schwitters é uma instalação complexa construída ao longo de anos, que transformou espaços interiores. A instalação como forma de arte envolve a criação de ambientes imersivos ou a transformação de espaços, o que está em linha com a descrição da 'Merzbau'. Portanto, a resposta correta é a opção 'Instalações'.
Pense nas características da obra e como ela se relaciona com o espaço que ocupa.
Considere as diferenças entre as expressões artísticas listadas nas opções e qual delas envolve a transformação de espaços internos.
Reflita sobre o que torna uma obra uma instalação e não uma escultura ou outro tipo de arte.
Confundir instalação com outras formas de expressão artística que não envolvem a transformação do espaço.
Achar que a presença do artista é necessária para a obra ser considerada uma performance.
Ignorar a descrição da obra e escolher uma opção baseada apenas no reconhecimento do nome do artista.
Uma instalação artística é uma forma de arte contemporânea que ocupa um espaço e cria uma experiência imersiva. Ao contrário de pinturas ou esculturas tradicionais, uma instalação muitas vezes envolve o ambiente como um todo e pode incluir vários meios diferentes, como objetos tridimensionais, som, luz e vídeo.