Analgésicos e anti-inflamatórios são os remédios mais usados pelas pessoas sem orientação médica. A automedicação tem sido uma prática corriqueira entre os brasileiros. O uso indiscriminado de anti-inflamatórios pode causar lesões hepáticas graves e hemorragias digestivas seríssimas, enquanto o excesso de analgésicos pode acabar transformando dores pontuais, em crônicas. Até o uso de vitamina C em excesso pode causar distúrbios gastrointestinais e incômodos na bexiga, pois acidifica a urina, provocando irritações.
No quadro ao lado, observa-se alguns dos medicamentos mais usados pelas pessoas e que são facilmente encontrados nas farmácias.
Identifique as funções orgânicas existentes em cada medicamento e marque a opção correta.
ASPIRINA: ácido carboxílico e éster; ENERGIL C: álcool, enol e éster; CODATEN: álcool, éter e amina e TYLENOL: fenol e amida.
ASPIRINA: ácido carboxílico e éter; ENERGIL C: álcool, cetona e éster; CODATEN: álcool, éster e amina e TYLENOL: álcool e amida.
ASPIRINA: aldeído e éster; ENERGIL C: álcool, cetona e éster; CODATEN: fenol, éter e amina e TYLENOL: fenol e amida.
ASPIRINA: aldeído e éter; ENERGIL C: álcool, enol e éster; COTADEN: fenol, éter e amida; TYLENOL: álcool e amida.
Aspirina: ácido carboxílico e aldeído; ENERGIL C:álcool, fenol e éster; CODATEN: álcool, éster, amida; TYLENOL: fenol e amina.