Texto 25A1-I
1 Quando Osório Duque-Estrada assumiu, em 1915, a
cadeira que fora do poeta sergipano Sílvio Romero, Coelho
Neto reconstituiu uma fala que, supostamente, seria de Romero
4 e que se refere à poesia popular e ao espírito sertanejo:
Ninguém imagina como eu quero bem a isto, como
acho isto bonito! Este sol que não se cansa de nos dar beleza e
7 fartura e dengue às nossas mulheres, palavra que, às vezes,
tenho vontade de o adorar porque é verdadeiramente um deus!
Qual literatura! Se vocês querem poesia, mas poesia de
10 verdade, entrem no povo, metam-se por aí, por esses rincões,
passem uma noite no rancho, à beira do fogo, entre violeiros,
ouvindo trovas de desafio. Chamem um cantador sertanejo, um
13 desses caboclos distorcidos, de alpercatas e chapéu de couro,
e peçam-lhe uma cantiga. Então sim. Poesia é no povo. Poesia
para mim é água em que se refresca a alma e esses versinhos
16 que por aí andam, muito medidos, podem ser água, mas de
chafariz, para banhos mornos em bacia, com sabonete inglês e
esponja. Eu, para mim, quero águas fartas — rio que corra ou
19 mar que estronde. Bacia é para gente mimosa e eu sou caboclo,
filho da natureza, criado ao sol.
Alexei Bueno. Uma história da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Germakoff Casa Editorial, 2007, p. 409 (com adaptações).
Ana, recém-formada em pedagogia, acaba de assumir uma turma de segundo ano do ensino fundamental. Ela ainda não teve a oportunidade de participar das reuniões de coordenação pedagógica e precisa fazer um plano de aula.
Com relação a essa situação hipotética, é correto afirmar que Ana
deverá incluir, no plano de aula, os conteúdos a serem aprendidos em uma unidade de ensino, com cronograma de atividades a serem desenvolvidas durante um período letivo.
não poderá elaborar o plano de aula, uma vez que não participou do planejamento coletivo, no qual todos os conteúdos e as metodologias são definidos.
deverá registrar, no plano de aula, o tema da aula, o conteúdo, o objetivo, a metodologia, as referências e a forma de avaliação daquele determinado conteúdo.
poderá, ao elaborar o plano de aula, ignorar a proposta educacional expressa no projeto político-pedagógico da escola, pois a ação docente deve ser neutra.
deverá desconsiderar o currículo formal e o currículo real para elaborar seu plano de aula, apoiando-se apenas no currículo oculto da escola.