FIP-Moc Medicina 2015/2

Amor é um fogo que arde sem se ver
 Luís Vaz de Camões

 

Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

 

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

 

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

 

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 

O poema é constituído principalmente pela seguinte figura de estilo:

a

Antítese

b

Gradação

c

Paradoxo

d

Hipérbole 

e

Metonímia

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Resposta
C

Resolução

Para resolver a questão, vamos analisar o poema de Camões em que o autor apresenta expressões aparentemente contraditórias sobre o amor, como “fogo que arde sem se ver” e “ferida que dói e não se sente”. Essas expressões reúnem ideias opostas que, contudo, coexistem ao descrever o mesmo sentimento. Esse recurso retórico, que junta afirmativas contraditórias para apontar a complexidade do amor, caracteriza-se como paradoxo.

Passo a passo:

  1. Identificar as expressões centrais: “fogo que arde sem se ver”, “ferida que dói e não se sente”, etc.
  2. Observar que são ideias contraditórias porém relacionadas ao mesmo conceito (amor).
  3. Reconhecer que, entre as figuras de linguagem, apenas o paradoxo reúne afirmações opostas que revelam um sentido profundo ao uní-las.
  4. Concluir que a alternativa correta é C) Paradoxo.

Dicas

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Observe as expressões em que elementos opostos são combinados.
Pense em qual figura retórica cria sentido novo ao unir contradições.
Lembre-se de que antítese trata apenas de oposição, sem unificar sentidos.

Erros Comuns

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Conflar paradoxo com antítese, pois ambos envolvem oposição de ideias.
Acreditar que há gradação pelo ritmo repetitivo, sem notar que não há progressão de intensidade.
Pensar em hipérbole por causa do uso de termos fortes como “fogo”, embora não haja exagero.
Revisão

Antítese: aproximação de ideias opostas, mas ainda distintas (ex.: “céu e inferno”).

Paradoxo: união de ideias contraditórias em um mesmo enunciado, criando um sentido novo (ex.: “viver é morrer para viver”).

Gradação: encadeamento de ideias em progressão ascendente ou descendente (ex.: “ri, sorri, gargalha”).

Hipérbole: exagero intencional para efeito de ênfase (ex.: “chorou rios de lágrimas”).

Metonímia: substituição de uma palavra por outra, mantendo relação de proximidade (ex.: “ler Camões” em vez de “ler obras de Camões”).

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