ENCCEJA 2020

    Alguns escravos tocavam profissionalmente instrumentos europeus. O maior empregador de músicos-escravos era a Família Real e, em 1816, uma orquestra de pelo menos 57 escravos tocava em ocasiões especiais. Como em Nova Orleans, havia bandas musicais ambulantes, em que escravos tocavam cornetas, flautas, clarinetas, violões e tambores. Nas ruas, na ópera, nos salões e nos enterros, proliferavam os grupos musicais negros.

SODRÉ, M. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. In: SANTOS, E. Contando a história do samba. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003 (adaptado).

 

O texto trata de práticas musicais que ocorriam no Brasil no início do século XIX.

 

A citação à cidade de Nova Orleans, que fica no sul dos Estados Unidos da América, evidencia a

a

centralidade dos negros no cotidiano musical do continente americano.

b

semelhança entre a música brasileira e a música estadunidense.

c

proeminência da música africana nos tempos coloniais.

d

falta de músicos profissionais qualificados.

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Resposta
A
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