Alguns aspectos da teoria de Tales de Mileto (cerca de 625/4 a.C-558/6 a.C) foram descritos nestes termos por Simplício:
"[...] a água é o princípio, tendo sido levado a isto pelas coisas que lhe parecia segundo a sensação; pois o quente vive com o úmido, as coisas mortais ressecam-se, as sementes de todas as coisas são úmidas e todo alimento é suculento. [...] A água é o princípio da natureza úmida e é continente de todas as coisas; por isso Tales de Mileto supusera que a água é o princípio de tudo e afirmava que a terra está deitada sobre ela."
(SIMPLÍCIO. Física, 23, 21 (DK 11 A13) apud. Os pré Socráti-cos. Fragmentos, doxografia e documentários. Seleção de textos de José Cavalcante de Souza. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 07. (Adaptado))
Sobre o texto e outros elementos da teoria de Tales de Mileto, é verdadeiro afirmar que o filósofo:
I. Sustenta que a água é a fonte originária e o processo de surgimento e desenvolvimento de todas as coisas.
II. Inaugura um modo de compreender a realidade em uma base racional, interpretando a origem e a constituição das coisas desde um princípio único e universal.
III. Tem a sua tese aceita com unanimidade pelos pensadores da época, conhecidos por nós como filósofos pré-socráticos, como Anaximandro e Anaxímenes de Mileto.
IV. Considera a água como uma divindade mítica que constituía e pertencia a todas as coisas, o que o tornou célebre.
Estão corretas
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas II e III.
apenas II e IV.
apenas III e IV.