Algumas das principais parasitoses humanas registradas no Brasil são provocadas por nematódeos, animais de corpo alongado e cilíndrico, que apresentam formas de vida livre, além de também serem parasitas de animais e plantas. Acerca das parasitoses causadas por esses animais, relacione os quadros abaixo e assinale a alternativa que apresenta a correspondência CORRETA entre a descrição da parasitose e o nematódeo responsável.
I. Adultos se reproduzem nos vasos linfáticos, de onde as larvas saem para a corrente sanguínea. Caso essas larvas sejam ingeridas por um mosquito, elas se transformam, dentro do inseto, para a fase de larva infectante. Ao picar um humano, o inseto transmite a larva, que originará um verme adulto, reiniciando o ciclo. Provoca grandes inchaços nos membros, no saco escrotal e nas mamas, obstruindo os vasos linfáticos e promovendo grande retenção de líquidos nos tecidos.
II. Adultos se reproduzem no intestino delgado, causando lesões nas paredes do intestino. Os ovos são eliminados com as fezes e, em solo úmido, as larvas eclodem, podendo penetrar ativamente em humanos através da pele. Na corrente sanguínea, vão até os pulmões, alvéolos e brônquios, de onde vão para a boca e são engolidas, reiniciando o ciclo. Causam anemia em função da perda de sangue provocada pelas lesões no intestino. A pessoa tende a ficar pálida, fraca e com a pele amarelada. Causa irritação na pele no local da penetração, além de causar problemas pulmonares.
III. Adultos se reproduzem no aparelho digestivo dos humanos, onde as fêmeas se transformam em bolsas de ovos, que são eliminadas com as fezes, ou se fixam ao redor do ânus do hospedeiro, provocando coceira. Ao se coçar, a pessoa contamina as mãos e, ao levar as mãos à boca, se retrocontamina. No intestino, as larvas eclodem, originando adultos que reiniciam o ciclo. A contaminação também ocorre pela ingestão de alimentos com ovos desse parasita. Causam problemas, especialmente, em crianças, provocando náuseas, vômitos, dores abdominais, além de prurido anal.
IV. Vermes presentes no intestino humano, onde se reproduzem. Eliminam ovos com as fezes do hospedeiro e podem contaminar o meio. Uma vez ingeridos esses ovos, nascem larvas que perfuram o intestino e vão para a corrente sanguínea, espalhando-se por vários órgãos até atingirem a faringe, onde são ingeridos novamente, reiniciando o ciclo. São monóxenos e causam cólicas intestinais, bronquite e pneumonia.
V. Adultos alojados em intestino de cães e gatos. Reproduzem-se e eliminam ovos com as fezes dos hospedeiros, eclodindo larvas que permanecem no solo. Se essas larvas infectarem novamente cães ou gatos, elas vão para o intestino, transformam-se em vermes adultos e o ciclo se reinicia. Caso penetrem a pele de humanos, as larvas passam a se movimentar sob a pele, irritando-a e deixando linhas avermelhadas, mas, nesse caso, a larva não se transforma em um verme adulto e o ciclo não se completa.
1. Ancylostoma brasiliensis
2. Ascaris lumbricoides
3. Wuchereria bancrofti
4. Oxyurus vermicularis ou Enterobius vermicularis
5. Ancylostoma duodenale e Necator americanus
II-3; I-5; III-4; IV-1; V-2
III-3; I-4; II-1; V-5; IV-2
I-3; II-1; III-2; V-4; IV-5
I-3; II-5; III-4; IV-2; V-1
I-3; II-2; IV-5; III-1; V-4