Algumas crianças, ao brincarem de esconde esconde, tapam os olhos com as mãos, acreditando que, ao adotarem tal procedimento, não poderão ser vistas.
Essa percepção da criança contraria o conhecimento científico porque, para serem vistos, os objetos
refletem partículas de luz (fótons), que atingem os olhos.
geram partículas de luz (fótons), que atingem fonte externa.
são atingidos por partículas de luz (fótons), emitidas pelos olhos.
refletem partículas de luz (fótons), que se chocam com os fótons emitidos pelos olhos.
são atingidos pelas partículas de luz (fótons), emitidas pela fonte externa e pelos olhos.
Para resolver esta questão, precisamos entender o processo científico da visão. A visão humana depende da luz interagindo com os objetos e com nossos olhos.
Passo 1: Entender a fonte de luz.
A maioria dos objetos que vemos não produz sua própria luz (não são fontes luminosas). Eles se tornam visíveis porque são iluminados por uma fonte de luz externa, como o Sol, uma lâmpada, etc.
Passo 2: Interação da luz com o objeto.
A luz proveniente da fonte externa viaja até o objeto. Ao atingir a superfície do objeto, parte dessa luz é absorvida e parte é refletida. A luz refletida se espalha em várias direções.
Passo 3: Detecção da luz pelos olhos.
Para que um observador veja o objeto, a luz refletida pelo objeto deve viajar até os olhos do observador. Essa luz entra no olho, atravessa o cristalino e atinge a retina, onde células fotorreceptoras convertem o estímulo luminoso em sinais elétricos.
Passo 4: Processamento no cérebro.
Os sinais elétricos são enviados ao cérebro através do nervo óptico, onde são interpretados como a imagem do objeto que vemos.
Conclusão:
Portanto, para serem vistos, os objetos precisam refletir partículas de luz (fótons) que foram emitidas por uma fonte luminosa, e esses fótons refletidos devem atingir os olhos do observador. A percepção da criança está incorreta porque tapar os próprios olhos impede a entrada de luz neles, mas não impede que a luz continue a refletir nos objetos (incluindo a própria criança) e atinja os olhos de outros observadores.
Analisando as alternativas:
A alternativa que descreve corretamente o conhecimento científico sobre como os objetos são vistos é a A.
Para entender a questão, é fundamental revisar os seguintes conceitos de óptica: