UEA SIS 3ª Etapa 2016

Algumas adaptações permitiram aos répteis a conquista definitiva do ambiente terrestre. Outras adaptações permitiram às aves e aos mamíferos distribuírem-se por praticamente todas as regiões do planeta.

 

Uma característica que está presente nas aves, mas não nos répteis; uma característica presente nos mamíferos, mas não nas aves; e uma característica comum aos répteis, aves e mamíferos são, respectivamente,

a

endotermia, diafragma e âmnio. 

b

coração com quatro câmaras, glândula mamária e endotermia. 

c

sacos aéreos, fecundação interna e diafragma.

d

âmnio, coração com quatro câmaras e fecundação interna. 

e

endotermia, âmnio e coração com quatro câmaras

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A

Resolução

Resolução passo a passo

  1. Característica presente em aves, mas ausente em répteis.
    – Aves são endotérmicas (homeotérmicas), isto é, produzem calor metabólico e mantêm temperatura corporal constante.
    – A maior parte dos répteis é ectotérmica; portanto, endotermia não ocorre no grupo.
  2. Característica presente em mamíferos, mas ausente em aves.
    – O diafragma é um músculo exclusivo dos mamíferos, responsável pela ventilação pulmonar eficiente.
    – Aves não possuem diafragma; a ventilação envolve sacos aéreos e movimentos do esterno.
  3. Característica comum a répteis, aves e mamíferos.
    – Todos pertencem aos amniotas; seu embrião é envolto por âmnio, membrana que garante desenvolvimento em ambiente terrestre (no ovo ou no útero).

Assim, a sequência procurada é:

A) endotermia  |  diafragma  |  âmnio.

Dicas

expand_more
Lembre que apenas mamíferos têm diafragma.
Todos os três grupos são amniotas.
Pergunte-se quem é endotérmico: aves e mamíferos, mas não répteis.

Erros Comuns

expand_more
Confundir coração tetracavitário como exclusividade das aves.
Achar que endotermia é típica apenas dos mamíferos.
Esquecer que o âmnio está presente em todos os amniotas, e não só em aves.
Revisão

Endotermia × Ectotermia – Endotérmicos (aves e mamíferos) produzem calor interno constante; ectotérmicos (répteis) dependem do ambiente.

Diafragma – Músculo que separa tórax e abdome, exclusivo dos mamíferos, fundamental para respiração por pressão negativa.

Âmnio – Membrana embrionária presente em répteis, aves e mamíferos; forma o âmnio, preenchido por líquido amniótico, protegendo o embrião fora da água.

Coração tetracavitário – Presente em aves e mamíferos (e crocodilianos), mas não em todos os répteis.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar