Ainda no início do século XVII, todos os núcleos coloniais ficavam ao longo da orla marítima; à exceção de São Paulo, centro de expansão dos bandeirantes. A Amazônia começava a despertar o interesse dos portugueses e de outros povos.
(Teresa Schorer Petrone. “As áreas de criação de gado”. In: A época colonial, vol 2, 1960. Adaptado.)
O excerto alude a alguns fatores de interiorização da colonização do Brasil: o bandeirismo e o início do interesse dos colonizadores pela Amazônia.
Como desdobramento desses dois fatores, ocorreu
a formação de repúblicas independentes no interior de florestas, tais como as Missões jesuíticas e os quilombos.
a fundação de cidades nos limites impostos pelos tratados entre Portugal e Espanha, tais como Cuiabá e Santarém.
a extensão das guerras de religião europeias às terras desprotegidas pelo Estado português, tais como protestantes contra católicos.
a consolidação da economia agroexportadora no sertão brasileiro, tais como a cana-de-açúcar e o fumo.
a expansão de atividades econômicas, tais como mineração e exploração de gêneros naturais comercializáveis.