Acima vemos o distintivo adotado pela FEB - Força Expedicionária Brasileira em sua missão militar na Segunda Guerra Mundial. A cobra fumando representa uma resposta àqueles que diziam ser mais fácil a “cobra fumar” do que o Brasil entrar na guerra.
Considerando a Força Expedicionária Brasileira e seu contexto histórico, é possível concluir que a FEB
foi formada em 1943 por Getúlio Vargas, com a intenção de se aliar à Alemanha de Hitler e às demais forças do Eixo. Contudo, mantendo suas forças apenas no continente americano.
foi criada em 1943 por Getúlio Vargas, em resposta à demanda dos EUA para que o Brasil participasse do esforço de guerra contra as forças do Eixo. Em troca, os norte-americanos ajudaram a reaparelhar as forças armadas brasileiras.
foi fundada no governo de Getúlio Vargas, após um acordo com o governo norte-americano de Franklin Roosevelt, incluindo a cessão permanente da base aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, para os EUA.
foi enviada para os combates na Itália, mas nem chegou a batalhar em razão da rendição das tropas nazistas. Os batalhões da FEB permaneceram apenas em funções de apoio logístico durante a guerra.
lutou ao lado do exército norte-americano contra os alemães na Itália. Os resultados dos combates não foram bons para FEB e boa parte do contingente se retirou precipitadamente do conflito e retornou ao Brasil antes do fim da guerra.