Acerca do romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, assinale a opção CORRETA.
A história central, que retrata o amor entre Gabriela e Nacib, segue estritamente o modelo realista-naturalista de paixão sexual.
O final revela que a união amorosa de Gabriela e Nacib não condiz com as regras e valores sociais ligados ao matrimônio oficial.
O adultério de Gabriela com Mundinho Falcão determina o final realista do romance.
As mulheres, exceto Gabriela, têm destinos semelhantes ao de Sinhazinha, morta pelo marido ao surpreendê-la com Osmundo.
O adultério de Gabriela é secundário na obra, mais preocupada em denunciar o coronelismo no Nordeste.
A resposta correta para esta questão é a letra B. O romance 'Gabriela, cravo e canela', de Jorge Amado, aborda diversas questões sociais e culturais da Bahia na década de 1920. Embora o amor entre Gabriela e Nacib seja um dos eixos centrais do enredo, o final da obra mostra que a relação deles não se enquadra nos moldes tradicionais do matrimônio da época, marcado por convenções rígidas e uma postura mais conservadora diante das relações amorosas.
Considere o contexto social e as convenções matrimoniais da época em que se passa a história.
Reflita sobre como o romance de Jorge Amado trata as relações amorosas e o papel da mulher na sociedade.
Pense sobre a significância do final da obra para o entendimento do relacionamento entre Gabriela e Nacib.
Confundir o estilo de época do romance com o Realismo-Naturalismo, sem considerar as características modernistas da obra.
Focar excessivamente no evento do adultério, sem entender sua função dentro do contexto maior da narrativa.
Generalizar a condição das mulheres na obra, sem perceber a diversidade de destinos e personalidades que o autor apresenta.
Minimizar a importância dos aspectos amorosos e pessoais da obra ao contrastá-los com a crítica social.
'Gabriela, cravo e canela' é um romance de Jorge Amado que faz parte do Modernismo no Brasil, mais especificamente da segunda fase. A obra retrata a sociedade baiana das décadas de 1920 e 1930, destacando temas como o coronelismo, a condição da mulher, o amor e a tradição.