Acerca do predomínio ocidental sobre a América, África e Ásia durante as Idades Moderna e Contemporânea, e seus desdobramentos no final do século XX e início do século XXI, é correto afirmar, exceto:
A Europa, ao se expandir, usou amplamente os recursos naturais e montou processos de produção na América que transferiu grande quantidade de riqueza para os países europeus nos séculos XVI, XVII e XVIII.
Esse predomínio foi possível pois chineses, indianos e muçulmanos não detinham capacidade tecnológica na área da navegação, o que favoreceu amplamente os Estados ocidentais.
Apesar do mundo ocidental ter sido liderado por países europeus e depois pelos EUA, há hoje a percepção de que vários países asiáticos estão recuperando espaço e força no cenário global. Uma das grandes dúvidas é se isso levará ou não a uma alteração significativa do mundo.
Para muitos ocidentais, o mundo muçulmano é marcado por graves problemas internos e fanatismo religioso. Essa versão procura minimizar as fortes intervenções ocidentais que contribuíram para trazer problemas, conflitos e instabilidade à região.