Acerca do Planejamento na Educação Infantil é INCORRETO afirmar que:
Se faz necessário lembrar, que o planejamento é flexível e pode sofrer alterações no ato de sua execução, como quando surgem imprevistos inesperados, em que, os objetivos podem não ser atingidos conforme o planejado.
Ao projetar ações para o futuro o professor demonstra seus objetivos e consegue identificar junto com as crianças se estes foram ou não alcançados com êxito, além de considerar necessidades de mudanças para que o processo se torne ainda mais rico.
O planejamento educativo deve ser assumido no cotidiano como um processo de reflexão, pois, mais do que ser um papel preenchido, é atitude e envolve todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.
O planejar pode ser feito individualmente por cada professor ou de modo participativo, ele pode passar por mudanças no decorrer das aulas e deve ser desenvolvido diferentemente para cada turma, respeitando as especificidades de cada criança, atentando-se também a faixa etária atendida.
De maneira a garantir a rotina das crianças, o planejamento não pode ser uma atividade contínua, visto que deve representar o momento em que o professor não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de acompanhamento onde diagnostica os avanços e dificuldades de toda a turma.