Acerca do Planejamento na Educação Infantil é INCORRETO afirmar que:
Se faz necessário lembrar, que o planejamento é flexível e pode sofrer alterações no ato de sua execução, como quando surgem imprevistos inesperados, em que, os objetivos podem não ser atingidos conforme o planejado.
Ao projetar ações para o futuro o professor demonstra seus objetivos e consegue identificar junto com as crianças se estes foram ou não alcançados com êxito, além de considerar necessidades de mudanças para que o processo se torne ainda mais rico.
O planejamento educativo deve ser assumido no cotidiano como um processo de reflexão, pois, mais do que ser um papel preenchido, é atitude e envolve todas as ações e situações do educador no cotidiano do seu trabalho pedagógico.
O planejar pode ser feito individualmente por cada professor ou de modo participativo, ele pode passar por mudanças no decorrer das aulas e deve ser desenvolvido diferentemente para cada turma, respeitando as especificidades de cada criança, atentando-se também a faixa etária atendida.
De maneira a garantir a rotina das crianças, o planejamento não pode ser uma atividade contínua, visto que deve representar o momento em que o professor não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de acompanhamento onde diagnostica os avanços e dificuldades de toda a turma.
Para resolver essa questão, é importante entender o papel do planejamento na Educação Infantil. O planejamento é um instrumento flexível que orienta as ações educativas e permite ao professor organizar o trabalho pedagógico, considerando as necessidades e características das crianças. A alternativa incorreta é aquela que não corresponde à concepção atual de planejamento, que deve ser contínuo e adaptável.
Pense sobre a natureza flexível e adaptativa do planejamento na prática educativa.
Reflita sobre o papel do educador no acompanhamento contínuo do desenvolvimento das crianças.
Considere a importância de um planejamento que responda às necessidades e especificidades de cada turma e criança.
Um erro comum é considerar o planejamento como uma atividade rígida e imutável, sem levar em conta a necessidade de adaptações e a continuidade do processo pedagógico.
O planejamento na Educação Infantil envolve a organização do trabalho pedagógico de forma a promover o desenvolvimento integral das crianças. Deve ser flexível, participativo e contínuo, possibilitando ajustes conforme as necessidades e o contexto das crianças e da turma.