Acerca das diversas fases e processos pelos quais a República Brasileira passou, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A Revolução de 30 ainda é alvo de amplos debates. Para muitos historiadores foi um movimento autoritário que levou ao Estado Novo em 1937. Para outros, um momento de inflexão da política brasileira com uma substancial perda de poder das elites agrárias da 1ª República.
Durante toda a República prevaleceram as ideias de um regime democrático e representativo. O pacto federativo incluiu, dessa forma, eleições diretas e com ampla participação de partidos de todas orientações ideológicas.
O período entre 1945 e 1964 foi marcado por grandes disputas eleitorais, governos modernizadores e grande polarização ideológica, sendo o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954, um dos pontos de maior tensão.
Em 1964, após um golpe, o presidente João Goulart foi deposto e iniciou um período ditatorial que permaneceu até 1985 sem eleições diretas e democráticas para vários cargos, inclusive o de presidente da República.