Acerca da morfologia e fisiologia do sistema nervoso, assinale a alternativa INCORRETA:
O encéfalo está relacionado com o processamento neurológico responsável pelas principais funções do corpo. Encontra-se protegido por três membranas denominadas meninges, chamadas pia-máter, duramáter e aracnoide. É dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).
O sistema nervoso central encontra-se no crânio e é composto pelo encéfalo, enquanto que no restante da cabeça, pescoço, tórax e membros são encontrados os nervos, com denominação relacionada com sua posição, por exemplo, cranianos no crânio, toráxicos no tórax, femoral na coxa e radial no braço.
O sistema nervoso periférico pode ser simpático e parassimpático, de modo que apresentam função antagônica um sobre o outro. Ambos são controlados pelo sistema nervoso central e seus mediadores químicos são a acetilcolina e a adrenalina.
O tecido nervoso é composto por substância branca, que é a região mielinizada dos neurônios, e está presente no córtex do encéfalo e na medula dos nervos, a substância cinzenta, que é a região que apresenta os corpos celulares dos neurônios, está presente internamente no encéfalo e no córtex dos nervos.
Os gânglios nervosos são acúmulos de corpos celulares de neurônios situados fora do sistema nervoso central e diferenciam-se em dois tipos de gânglios: sensitivos e autônomos. O gânglio sensitivo possui uma cápsula de tecido conjuntivo que representa a continuação do epineuro e no gânglio autônomo encontra-se o neurônio pós-ganglionar, que é multipolar e possui um corpo celular volumoso, com grânulos chamados de Corpúsculos de Nissl.