Abaixo, estão definidos alguns testes de reflexo e seus níveis neurológicos correspondentes. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
Reflexo patelar: é um reflexo mediado por nervos oriundos da raiz de L2, L3 e L4, mas predominante de L4. Clinicamente, é considerado como um reflexo de L4. O paciente deve estar sentado com as pernas pendentes, percute-se o tendão patelar com um golpe curto e rápido, com o martelo de reflexos, logo abaixo da patela e observa-se a extensão do joelho. O procedimento deve ser repetido na perna oposta.
Reflexo do calcâneo: é um reflexo suprido pelos nervos oriundos do nível neurológico de S2. Para testá-lo, tensione levemente o tendão de Aquiles, por meio de uma discreta dorsiflexão do pé. Percute-se o tendão e observa-se uma flexão plantar súbita e involuntária.
C-reflexo bicipital: avalia primariamente a integridade do nível neurológico de C5. Com o braço do paciente parcialmente fletido, coloca-se o polegar no tendão do bíceps que se aloja na fossa cubital. Golpeia-se diretamente o seu polegar ou martelo de reflexos. Observa-se a flexão do cotovelo.
Reflexo tricipital: é uma função do nível neurológico de C7. Flexiona-se o braço do paciente e percute-se o tendão do tríceps acima do cotovelo. Observa-se a extensão do cotovelo.
Reflexo braquiorradial: seu reflexo é função de C6. O paciente deve manter a mão apoiada. Percutese de 2,5 cm a 5 cm acima do punho.