A verdadeira beleza da dupla hélice de DNA que propuseram não é a elegância da graciosa estrutura em espiral em si. Está mais na forma que essa estrutura explica as duas coisas principais que o material hereditário precisa fazer para garantir a sobrevivência e a perpetuação da vida.
NURSE, Paul. O que é a vida? Compreendendo a biologia em cinco passos. Rio de janeiro: Intrínseca, 2021.p. 51.
A respeito das funções biológicas desempenhadas pelo material genético e que envolvem a sobrevivência e a perpetuação dos sistemas vivos, pode-se afirmar que
a manutenção das informações contidas no DNA envolve, diretamente, os processos bioquímicos de mutações e permutações.
variações na informação genética provocam, invariavelmente, mudanças fenotípicas que irão repercutir no conjunto gênico das futuras gerações.
as funções básicas do DNA envolvem a expressão bioquímica da informação genética que se dá através da síntese de proteínas específicas.
o material genético representa a base molecular da hereditariedade por transferir, através dos gametas, o conjunto completo de RNAs mensageiros responsáveis pelo metabolismo celular.
a preservação da informação genética herdada dos progenitores depende da duplicação do material genético que ocorre durante a metáfase da mitose ao longo de toda uma vida.