A variação linguística é a diversidade observada na utilização verbal ou escrita da língua. Assinale a alternativa em que há erro quanto aos seus conceitos:
diatópico: relaciona-se com o lugar onde o falante reside, ou seja, a variação diatópica é a variação regional. Um exemplo desse tipo seria a palavra mandioca. Em certas regiões do Brasil a mandioca é chamada de macaxeira ou aipim.
diafásico: relaciona-se com o contexto comunicativo, ou seja, a ocasião é que será determinante para a escolha do modo de falar.
a variação linguística é o modo pelo qual a língua diferencia-se dentro do seu próprio sistema. Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural, a língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos, na realização linguística.
diastrático: são as variações ocorridas em períodos históricos distintos.
variações diafásicas, a linguagem formal ou culta, por exemplo, leva em consideração as normas da língua. Ela pode ser usada quando não há familiaridade entre os ouvintes da comunicação ou em situações que necessitam de maior elegância.