A utilização de agentes dopantes e aplicação no esporte estão cada vez mais avançados, atletas de renome estão sendo descobertos pelo uso de substâncias ilegais que auxiliam no desempenho esportivo. A eritropoietina (EPO) é a uma forma de doping sanguíneo muito utilizada no esporte, sendo que sua incidência é elevada em atletas de esportes de resistência por aumentar a concentração de hemácias, promovendo maior transporte de oxigênio para o tecido muscular.
Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd225/agentes-dopantes-no-esporte-o-uso-da-epo.htm. Acesso: 06 de set. 2021.
Contudo a eritropoietina (EPO) é secretada naturalmente e apresenta funções muito importantes como na aclimatação à hipóxia em grandes altitudes.
Nesse caso, a EPO
estimula a síntese de eritrócitos, que aumentam em número, também estimula, por consequência, a concentração de hemoglobina, otimizando o transporte de oxigênio.
reduz a quantidade de hemoglobina circulante e aumenta o número de eritrócitos, facilitando a dissociação do oxigênio da hemoglobina.
reduz a concentração de hemoglobina no sangue e aumenta a capacidade de transporte de oxigênio, compensando a alta pressão parcial do oxigênio em grandes altitudes (PO2).
estimula a síntese de leucócitos, plaquetas e eritrócitos, facilitando a dissociação da hemoglobina pelo O2 reduzindo a oxigenação dos músculos esqueléticos.
mantém constante a pressão parcial de oxigênio e de hemoglobina circulante, facilitando a aclimatação em ambientes com ar rarefeito.