A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).
Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados
ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e no nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país.
à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pelas desapropriações das terras.
ao direito histórico dos indígenas pela posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
ao aproveiramento da mão-de-obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtora na vinda de profissionais do Sudeste do país.
Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.